CORPO

Detox para principiantes: Tudo o que deve conhecer

A primeira vez que você decide fazer um detox, vai enfrentar em seguida a um monte de questões e é normal sentir-se um bocadinho perdido.

Fazer una dieta detox implica questionar a alimentação que tem seguido até o momento e romper com alguns hábitos que possivelmente tinha muito interiorizados, assim que, antes de tudo, congratule-se por se ter atrevido a dar o passo para tomar a sério seu corpo. Um plano detox de depuração de toxinas exige uma nova mentalidade, é uma experiência nutricional que irá marcar um antes e depois nos seus hábitos alimentares, por isso é lógico ter dúvidas.

Porque é que preciso uma desintoxicação?

O corpo humano é uma máquina perfeita e é certo que ele mesmo tem capacidade para realizar suas próprias funções de limpeza interna, mas a evolução da raça para uma vida urbana contaminada e um ritmo de vida acelerado dificultam cada vez mais que esse processo de depuração orgânica desenvolva-se sem apenas nenhuma ajuda adicional.

Trata-se de facilitar o trabalho ao corpo, considere-o como uma dieta de recuperação. Um reinício para trazer vitalidade e chegar a um estado de limpeza que permita começar do zero e atingir melhores resultados com o seu plano de alimentação saudável.

Quantos quilos perderei?

Como acontece com qualquer dieta ou plano de alimentação, seria irreal predizer resultados 100% exatos porque cada corpo é diferente e o organismo de cada um tem reações distintas.

Algumas pessoas fazem um plano detox 3 dias e perdem até 4 kg, ou outras sentem os resultados desde o primeiro dia. Mas aqui o importante é não pensar num número e lembrar-se que, antes de mais nada, o que está a fazer é tratar e cuidar do seu corpo, ao oferecer-lhe uma pausa para restaurar as funções e obter o melhor dele mesmo.

Mesmo assim, aqui pode ver um quadro de orientação da relação entre a duração da terapia detox e a perda de quilos mais habitual, segundo experiência de várias consumidoras habituais:

 

DIAS DE TERAPIA DETOX QUILOS PERDIDOS APROXIMADAMENTE
1 dia 0,5 – 1 kg
2 dias 1-2 kg
3 dias 2,5 – 4 kg
4 dias 3 – 4,5 kg
5 dias* 3,5 – 5 kg
                       *Não é recomendável realizar mais de 5 dias de terapia depurativa líquida sem supervisão dum profissional da saúde.  

 

Dica PRO: Se o seu objetivo ser a perda de peso, o que melhor funciona é fazer um Plano Combinado, a intercalar os dias de semi-jejum depurativo com smoothies de proteína vegana, os quais substituem refeições com o mínimo de calorias e o máximo de saciedade.

Posso fazê-lo somente uma vez?

O semi-jejum detox deveria ser uma prática habitual na vida de qualquer pessoa que more na cidade atualmente. Estamos constantemente expostos a toxinas, fumos, alimentos processados, álcool, excesso de açúcares, desidratação, etc. Não é nenhuma loucura pensar que o nosso corpo está a reivindicar um descanso, pelo menos uma vez por mês.

O ideal seria adotar a depuração pontual com parte do nosso estilo de vida e implementá-la como uma prática habitual uma vez por mês para garantir que o nosso organismo reinicia-se e fica protegido de todos esses agentes externos potencialmente prejudiciais.

Evidentemente, não é obrigatório praticá-lo mais vezes, mas não pode ser casualidade que a maioria das pessoas que tentam voltam a repetir. 

Vou passar fome?

Este é o principal medo dos principiantes no mundo detox. Acostumados a um ritmo de consumo contínuo, a palavra “semi-jejum” assusta porque parece que deverá alimentar-se do ar. Nada disso. Os planos detox de semi-jejum líquido têm sido desenhados para cortar a sensação de fome assim que aparece. Tenha em conta que, com um plano detox, no dia consome até 6 receitas distintas, cada dois horas. Provavelmente na dieta habitual deixa muito mais espaço entre uma refeição e outra, e isso é porque a terapia detox baseia-se na crono-nutrição, isto é, em adaptar o que come às necessidades do seu corpo segundo a faixa horária do dia.

Isto significa que realmente não vai ter tempo de passar fome, pois praticamente tudo o dia estará a se alimentar da melhor forma possível. Isso sim, é recomendável tomar os sumos devagar, a saborear e a permitir que o organismo assimile todos os nutrientes.

Dica PRO: pode acontecer que, em algum momento, sinta ansiedade ou vontade de mastigar algo, devido a o cérebro ter esse hábito adquirido. Neste caso, aconselhamos preparar uma infusão depurativa ou utilizar um spray bucal com triptófano para reduzir a ansiedade e evitar tentações. 

Existem efeitos colaterais?

Um plano detox não deixa de ser uma variação brusca dos padrões de alimentação, por isso é evidente que tem consequências que serão percebidas na medida em que realizar a depuração. Somente existem alguns casos nos quais é contraindicado praticar esta classe de dieta líquida: grávidas ou mães a amamentar, diabéticos, hipertensos, menores de 18 anos, alérgicos a algum ingrediente ou pessoas que sofram distúrbios alimentares.

Para os demais perfis, o detox não tem que derivar em incómodo nenhum, mas antes o contrário. Contudo, aqui tem uma lista dos efeitos secundários ao fazer um plano detox.

Possíveis efeitos secundários:

  • Dor de cabeça é devido à ausência de açúcar e cafeína. Muitas vezes acontece quando a pessoa tem por hábito ingerir bebidas açucaradas, refrescos, café, etc. É uma espécie de síndrome de abstinência que se manifesta ao reduzir consideravelmente as quantidades de açúcares processados. Na verdade é o melhor sintoma para verificar que a depuração está a fazer efeito. O melhor remédio nestes casos é incluir alguma fruta inteira no semi-jejum (uma maçã, por exemplo) para reativar a exigência de açúcar no corpo, mas da maneira mais natural e diurética possível.
  • Náuseas ou azia – em situações muito excecionais a limpeza profunda do organismo pode provocar certo mal-estar estomacal devido à restauração interna de fluidos. Quando isto acontecer, o melhor é suspender o plano detox e responder às necessidades corporais como for preciso.

 

Efeitos positivos:

  • Aumento da energia e vitalidade.
  • Pele mais hidratada e iluminada.
  • Cabelo sedoso e unhas mais fortes.
  • Mente limpa.
  • Melhor descanso.
  • Mudança de hábitos alimentares.

 

Dica PRO: para minimizar o impacto da mudança radical de hábitos no organismo e otimizar os efeitos positivos é importante realizar um período de adaptação prévio ao plano de semi-jejum detox: deverá eliminar da dieta a carne, o álcool, o fumo, o café, os refrescos e tentar aumentar a consumição de fruta e vegetais.

Da mesma forma, os dias pós-detox são também cruciais para manter resultados. Lembre-se de beber muita água, se possível água ativada com ingredientes depurativos e alcalinos.

 

Write A Comment

Aqui tem um desconto do

10%

para a sua primeira compra