ESTILO DE VIDA

Jejum noturno: o método saudável para emagrecer

Às vezes, enlouquecemos à procura do melhor remédio para perder peso sem esforço, recorremos a dietas milagrosas e testamos todos os produtos de emagrecimento. No entanto, talvez seja suficiente mudar os nossos hábitos de maneira drástica para começar a atingir objetivos.

Tão simples como antecipar o jantar e atrasar o pequeno-almoço. Trata-se do denominado “jejum noturno”, uma tendência para cuidar o peso e a saúde, a qual respeita melhor o nosso relógio biológico e tem cada dia mais adeptos. Consistem em realizar períodos de entre 12 e 14 horas de jejum pela noite com o propósito de acelerar o metabolismo, para o que é imprescindível jantar cedo (antes das 21 h).

Basicamente, com o jejum noturno conseguimos dar tempo para o nosso organismo finalizar o ciclo diário de eliminação de toxinas, e isto afeta muito positivamente na redução do armazenamento de gordura e na restauração completa das funções digestivas. Além disso, um jejum extenso deste tipo faz com que o corpo fabrique a glicose necessária a partir das gorduras acumuladas.

O NOSSO RELÓGIO BIOLÓGICO

Considerar um jejum noturno faz sentido se tivermos em conta a maneira de funcionar do nosso relógio biológico:

Das 10h às 18h: período de máxima atividade, é o momento para ingerir os hidratos de carbono junto com vegetais e frutas.

De 18h a 4h da madrugada: o organismo prepara-se para o descanso e a reparação do desgaste do dia. É o momento para ingerir proteínas para favorecer a regeneração celular.

A partir das 4h da madrugada: o corpo começa o ciclo de eliminação de toxinas, o qual dura entre 7 e 8 horas.  Interromper este ciclo pode favorecer a acumulação de gordura, inchaço, inflamação, etc.

COMO FAZER O JEJUM NOTURNO?

O importante é não colocar em funcionamento o sistema digestivo antes de decorridas as 12 -14 horas desde o jantar. Não estamos a falar de eliminar o pequeno-almoço, mas apenas postergá-lo para não interromper o ciclo de eliminação de toxinas.

BENEFÍCIOS

Ao jantar entre as 20 h e 21 h da noite, e ao tomar o pequeno-almoço entre as 10 h e 11 h da manhã, sentir-se-á realmente bem daqui a duas semanas, com mais vitalidade e clareza mental e observará um desaparecimento progressivo das gorduras.

PROPOSTA DIETOX DE JEJUM NOTURNO

É muito mais simples do que aparenta e desde Dietox apostamos na seguinte rotina:

  1. Jantar sobre as 20 h.
  2. Tomar o Fresh Morning Shot de gengibre ou o de curcuma frescos em condições de jejum por volta das 8 da manhã para acelerar o detox.
  3. Às 10 – 10:30 h, tomamos um pequeno-almoço completo que podemos ajustar de acordo com a nossa idade, estilo de vida e preferências. Vamos deixar-lhe algumas recomendações.

5 PEQUENOS-ALMOÇOS DETOX PARA DEPOIS DO JEJUM NOTURNO 

  1. Chá verde, fruta (laranja, maçã ou uvas, por exemplo) e umas fatias de peru.
  2. Chá matcha, uma taça de morangos, arandos e framboesas + cereais integrais (flocos de aveia).
  3. Sumo de laranja natural + 1 iogurte magro 0% gordura + 5 nozes.
  4. 1 copo de leite de aveia + um pedaço de pão de centeio com húmus + sementes de abóbora + umas gotas de azeite de oliva virgem.
  5. Sumo de toranja + panqueca de arroz + queijo fresco com baixo teor de gordura + meia pêra.

 

Dica PRO: uma opção de jejum rápido, com efeito saciável e com elevado teor em nutrientes é um smoothie de proteína vegana, com baixo teor calórico que você pode preparar em qualquer momento e lugar.

 

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