CORPO

O que é o metabolismo e como pode você adaptá-lo aos seus objetivos

O metabolismo está em todos os processos físicos e químicos que acontecem nas nossas células. A função principal dele, entre muitas outras, é transformar os nutrientes dos alimentos em energia necessária para o corpo poder realizar todas as funções vitais.

Umas questões muito frequentes são: “Como emagrecer ao acelerar o metabolismo?” e “Como é que faço para que o meu metabolismo queime mais?

A partir dos 40 anos, o metabolismo diminui um 10%, a partir dos 50 anos, um 20% e a partir dos 60, um 30%; isto quer dizer que, mesmo se comermos e movermos da mesma maneira, queimaremos menos e consequentemente ganharemos peso cada ano. Por isso, a partir dessas idades, é mais difícil perder peso do que nunca foi na vida.

Outro fator que nos faz comer mais devagar é o número de dietas que tenhamos feito na nossa vida. Sempre que passarmos muitíssima fome ou deixarmos de comer, o nosso corpo começa a desacelerar o metabolismo para que as reservas durem o máximo de tempo (porque ainda temos os genes dos humanos que passavam fome).

Tenha em mente que também “a central” do nosso metabolismo está na tiroide, por isso é tão importante saber o estado das nossas hormonas T3, T4 e TSH através dum exame de sangue para excluir o feito de ter hipotiroidismo e por essa ração ter um metabolismo realmente lento.

Voltando para o metabolismo por si, quem decide a liberação ou armazenamento dessa energia é o fígado, as células de gorduras e o músculo para a posterior utilização. Desde já é interessante ajudar estes 3 elementos. Ao músculo, ás células de gordura (e se testamos algum tratamento corporal que ajude a desconectar a gordura e ativar essas células?) e ao fígado (e se às vezes ajudamo-lo a depurar e fazer um detox?).

Depois de muitos anos a trabalhar em consultório, a dar aulas, a falar em conferências, formações em empresas, a escrever artigos e até um livro (e a partilhar opiniões com os meus colegas no setor, assim como a me atualizar cada ano), temos visto que o que realmente funciona melhor para ativar o metabolismo é: O EXERCÍCIO (ativa o músculo, as células de gordura e ajuda o fígado a funcionar mais rápido).

Em particular, o que faz aumentar as suas pulsações e baixá-las de uma vez. É denominado HIIT (talvez já tenha ouvido por ter visto no ginásio circuitos de 15-30 minutos ou aulas em vídeo na internet). Se você não praticar nenhum tipo de desporto, pode parecer muito difícil ou extenuante, mas pode aplicar os princípios do HIIT em qualquer tipo de desporto. Por exemplo:

ir dar um passeio e cada 5 min fazer 1 min de trote ou andar rápido, ou colher a bicicleta e cada 3 min fazer 1 min a muita velocidade.

Podemos fazer algo com a dieta para o nosso metabolismo? Em parte, sim. Existem alguns componentes ou plantas que nos podem ajudar. É o caso de:

E não vamos esquecer o frio: ficar o inverno encerrados não ajuda a ativar o metabolismo. O frio faz-nos queimar mais. Por isso é recomendável sair a caminhar, pelo menos, ou ir à piscina, mesmo que faça frio. Jogue com o metabolismo para atingir os seus objetivos.

NEUS ELCACHO

Dietista integrativa com formação oficial e internacional,
entre as quais salienta a Harvard Medical School. Da consultas em Barcelona e de maneira on-line por todo o mundo. Dirige diferentes cursos em linha, realiza conferências mensalmente, organiza um retiro anual de saúde integrativa e é divulgadora e colaboradora em meios como: Vogue, RTVE, La Vanguardia, Cosmopolitan, Catalunya Radio, TV3, Objetivo Bienestar…

É membro núm. 2861 da Academia Española de Nutrición y Dietética.
E é autora do livro de grupo Planeta: LA DIETA DE LAS EMOCIONES

Write A Comment

Aqui tem um desconto do

10%

para a sua primeira compra